Qual a diferença entre CPU e GPU?


É muito comum casos de pessoas que confundem CPU com GPU, sem entender ao certo a diferença nas funções desempenhadas por cada uma, bem como também é frequente o gabinete do PC ser chamado erroneamente de CPU. E é por isso que escrevemos este artigo, para explicar qual a diferença entre uma e outra e ainda clarear as ideias sobre a importância tanto da CPU quanto da GPU para o funcionamento de sua máquina. Mas, antes de falar sobre as diferenças, você sabe o que é cada um destes componentes?

A CPU (Unidade Central de Processamento) é o processador de sua máquina. Podemos defini-la como se ela fosse um cérebro, responsável por organizar as diversas ações e funções que serão desenvolvidas pelo aparelho. Está localizada no gabinete do seu PC, que erroneamente é chamado de CPU. Celulares também possuem uma Unidade Central de Processamento que permite armazenar informações importantes do dispositivo.

Já a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) é o processador da placa de vídeo, responsável pela renderização de gráficos em tempo real. Possui capacidade de executar cálculos individuais de forma muito rápida. Geralmente elas estão localizadas na parte mais central das placas de vídeo, cercadas pelos demais componentes do dispositivo, mas também podem ser encontradas em placas-mãe, o que permite que o computador seja plugado ao monitor sem a necessidade de uma placa de vídeo, neste caso chamadas de GPU onboard. Elas também estão presentes em dispositivos portáteis.

Diferenças

A principal diferença entre as duas é que a CPU consegue fazer qualquer tipo de cálculo de processamento, inclusive os gráficos, no entanto este processo seria mais lento. E é aí que a GPU se destaca, tomando para si a tarefa de realizar o processamento gráfico. Ela é responsável pelos cálculos de processamento de vetores, texturas, desenhos que compõem as imagens que aparecem em sua tela, tudo isto de uma maneira muito rápida, liberando a CPU para fazer outras tarefas. As Unidades Centrais de Processamento não são tão rápidas, mas são muito mais flexíveis, pois conseguem desempenhar tarefas complexas com maior eficiência.

Cada vez que você assiste um filme em tela cheia, abre uma imagem ou joga um jogo seja pelo videogame, smartphone ou computador, a GPU está por trás gerenciando cada pixel (ponto que representa a menor parte da imagem) que aparece em sua tela enquanto você realiza estas funções. Estes pontos estão em constante mutação. A GPU administra as variadas situações a que cada ponto está vinculado em termos de luminosidade e cor, tudo isso em instantes muito curtos.

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/16546-qual-a-diferenca-entre-cpu-e-gpu

Deixe um comentário